Novos tempos, novos comércios

História de: Gabriel Daniel
Publicado em: 31/10/2016

Em sua entrevista, Gabriel Daniel começa falando de seu pai Juan e sua origem argentina, além de sobre como ele chegou no Brasil e na Zona Cerealista. Em seguida, discorre sobre sua infância na Zona Sul de São Paulo e sua entrada na ESPM, a fim de cursar Comunicação Social. Adiante, nos detalha à respeito dos negócios de seu pai, na Barroso, e a diferença entre o seu, a Br Spices. Depois, Daniel nos conta de sua experiência internacional como cozinheiro profissional, passando pela Espanha, Estados Unidos e Peru. Então, Gabriel fala da modernização do comércio, do uso da internet para promover sua marca e suas expectativas para o futuro do Brás e de seus negócios.

Meu nome é Gabriel Gustavo Daniel, nascido e criado em São Paulo, capital. Eu nasci no dia 15 de junho de 1988. Meu pai se chama Juan Ruben Miguel Daniel. Argentino, nascido em Buenos Aires em oito de fevereiro de 1940. Os pais do meu pai eram alemães judeus e fugiram da guerra em 37, 38, já sabia-se que entrariam num processo de guerra, de perseguição e eles fugiram pra Inglaterra. De lá eles vieram pra Argentina. Tinham amigos e vieram pra Argentina e meu pai nasceu lá e ficou até os 18 anos. Aí ele veio pro Brasil na casa de uma amiga da mãe dele, tal, pra passar férias, acabou ficando, depois voltou pra Argentina, casou, teve o primeiro casamento e tudo o mais. E depois só veio a voltar pro Brasil em 70 e pouco, já com 30 e poucos anos e aí ficou. Meu pai já trabalhou em um milhão de coisas diferentes e viveu um momento até muito conturbado politicamente na Argentina, também com perseguição a judeus, conviveu com perseguição a nazistas que fugiram da Alemanha e foram pra Argentina, então era um momento bem conturbado. Ele já trabalhou com comércio de eletrodomésticos com vinhos, com transportes, com plantação agrícola, já fez tudo, muita coisa. Mas a representação de vinhos foi aqui no Brasil, transportes foi aqui no Brasil, plantação de alho ele teve no Paraná, bastante coisa.

Meu pai sempre quis que alguém levasse a empresa depois. Na verdade... ele tem o seguinte pensamento: não desperdice os teus melhores anos trabalhando pra outras pessoas. Ele fala: “Teus 20, 30 anos é quando você mais vai trabalhar, vai render, vai ter força, disposição e vontade de fazer as coisas. Não perca isso trabalhando pra outro cara que nunca vai te pagar o que você merece”. Essa é a cabeça dele. E acabou dando certo (risos). Eu não compartilho tanto desse pensamento, mas de fato acabei tendo um futuro empreendedor, acabou vindo uma raiz disso. Mas trabalhei já pra outras pessoas. Era muito complicado quando meu pai estava aí, em termos de mentalidade, é brutal a diferença. Muito diferente. Já eu com meu irmão é mais próximo, mas a gente pensa diferente em bastante coisa. E não é fácil, é família. Não é pra qualquer um, não é um negócio muito simples, porque não é um negócio separável. E quando você herda uma empresa, você herda uma filosofia já, já existe um modus operandi. E aí você não simplesmente muda isso da noite pro dia, você tenta moldar aquilo à maneira como você pensa, acredita. Meu pai era contra ter site, cara! Eu pus site na empresa em 2009, ele era contra. Ele falou: “Você vai por esses e-mails aí? Você vai por, então você que vai por, tó, eu não vou nem olhar”. Meu pai usava máquina de escrever ainda, cara, em 2009. Emitia nota fiscal na máquina de escrever. É todo um negócio. Porém meu pai está com iPhone agora, mas não tinha, a tecnologia era inimigaça. Agora ele já é muito mais íntimo de tecnologia, manda e-mail direto, manda WhatsApp, manda foto, mas até cinco anos, seis anos, sete anos atrás era nada, não tinha computador! Não tinha computador em casa.