Por uma farsa, tornei-me escritora

História de: Carolina Margiotte Grohmann
Autor: Carolina Margiotte Grohmann
Publicado em: 03/06/2016

Preguiça e consciência pesada podem ser fermento para a decisão do adulto! Como me tornei escritora por uma lição de casa copiada!

Na escola, cartazes das datas comemorativas eram coloridos com minhas rimas. Diante da folha branca, o lápis estava pronto para eternizar um verso. Era abril de 1997, a lição de casa era poetizar a chegada dos portugueses no Brasil. Me animei diante da próxima criação. Confiante, deixei para versar quando a inspiração não coubesse mais em mim. Até que fui surpreendida a um dia da entrega do trabalho. O lápis, que antes se rendia à criação, foi cúmplice da cópia: apresentei uma poesia já feita pela minha irmã mais velha. "Sem choro nem vela\ Eles ficaram contentes\ Conquistaram mais uma terra" - os versos me ganharam e era a solução mais fácil. O resultado da cópia apareceu mais tarde. Sem saber, as poesias foram inscritas em um concurso cultural promovido pela Prefeitura de Campinas (SP). E eu era uma das premiadas. No dia de receber o prêmio, a folha do certificado pesou em minhas mãos. Como eu, aspirante a poetisa, fui aplaudida por versos que não eram meus? O absurdo foi vivido com graça pelos meus pais. Minha irmã nem se importou. Foi então que o incômodo se fez inspiração. Prometi que meus próximos textos valeriam aquele prêmio. Por uma farsa, tornei-me escritora. Na busca de cumprir o prometido, o ponto final só é então colocado quando, na palavra que o preceder, me fizer levantar os olhos da folha. Com o olhar parado, se consigo reler com a imaginação, o lápis volta a ser meu amigo e eu peço seu perdão. O texto está pronto. Ele merece o prêmio. Sou escritora. Ponto final.

Ver Tudo