Quando sobem as cortinas

História de: Edna Malta de Carvalho
Publicado em: 21/01/2013

Apesar de ter nascido no interior do Estado do Rio de Janeiro, as lembranças de infância de Edna não diferem muito de uma criança que tenha nascido na capital e passado fins de semana no campo. Morou em apartamento, mas também comeu muita fruta no pé. Mais tarde, quando começava a escolher a sua carreira, um acidente deixou o irmão em coma, e ela no hospital, cuidado dele e repensando suas escolhas. O teatro foi a primeira paixão, e foi por ele que ela se mudou para a capital. Do teatro, porém, caminhou para a escola e se tornou professora. É esta a sua profissão, mas as suas vivências anteriores a enriquecem com propostas inovadoras que leva aos seus alunos e às famílias deles.

“Os meus pais são separados, separaram-se na minha infância. A minha mãe era comerciante, hoje ela trabalha só em casa. Era comerciante, trabalhava com alimentação e o meu pai, ele também trabalhava nesse ramo de bar, restaurante. Eu era muito tímida e ainda sou. Lembro-me das minhas professoras de educação infantil. Eu acho que foi aí que surgiu uma coisa da profissão professor para mim. Eu gostava muito da forma como ela conduzia o trabalho dela, me sentia, como eu posso dizer, aconchegada pela professora. Ela conseguia ter um discurso que nos aproximava, professor e aluno. Teve uma época, lá pelos meus dezessete, dezoito, que minha mãe e meu padrasto se separaram momentaneamente. Foi quando ela disse para mim e meus irmãos que precisávamos ajudar em casa. Fui num balcão de empregos lá de Três Rios, com o Sebrae e fiz uma fichinha. Aí um teatro da cidade me chamou para ser secretaria. Ate então eu não conhecia teatro, nunca tinha ido. Ali eu conheci o que era o teatro, as estruturas, a cena. O pensamento artístico é muito aberto e aquilo foi um grande marco. Fiquei dois anos. Quando saí, eu me matriculei no cursinho pré-vestibular e fui para o teatro. Em meados de 98 eu já estava dando aula para as crianças numa escola particular da cidade. E aí veio o concurso da prefeitura para dar aula, que era uma coisa que não estava nos meus planos, na verdade, mas eu prestei concurso e fui convocada. De manhã eu trabalho com crianças bem pequenas, são crianças de quatro a cinco anos, educação infantil, e a tarde eu trabalho com os maiores, que é o quinto ano, o ultimo ano do primeiro segmento. Eu já trabalhava com vídeo com os alunos. Tenho essa coisa imagética, do teatro. São várias formas de aprender que não é só o quadro, a coisa unilateral de um escreve e o outro copia. A vida é fazer associações todas ao mesmo tempo, e o vídeo permite isso. Entramos no projeto da Discovery por isso, por que eles tem material sistematizado, trabalham essa capacitação conosco. E aquele conhecimento que vem da imagem fica ali registrado na memória do aluno, ela vai lá para o disquinho rígido. E dá pra trabalhar diversos temas. Eu quero também continuar a minha formação. Já tenho um projeto um pouquinho desenvolvido para o mestrado, conjugando essas duas coisas, teatro e educação. São projetos sobre cultura popular. Eu quero ser melhor a cada dia.