Um canto para viver

História de: Rubim Luis Benarroque
Publicado em: 10/12/2010

Rubim Luis Benarroque nasceu em Seringal São Paulo, (RO), em 1943. Durante sua infância acompanhou o trabalho de seus pais nos seringais no Rio Madeira. Quando cresceu, casou-se e foi morar em Mutum-Paraná, onde acompanhou a ascensão do garimpo de cassiterita e, posteriormente, do ouro. Conseguiu seu sustento através do bar que abriu neste período. Hoje, com filhos, esposa e um restaurante, Rubim se vê diante de um novo desafio: começar uma vida nova longe de Mutum-Paraná, devido à construção da usina hidrelétrica de Jirau.

Não ficou nada do garimpo em Mutum. Olha, Mutum foi um dos lugares de que mais saiu ouro e não tem recordação nenhuma do garimpo que foi usado aqui. O Mutum não tem uma casa feita e bonita, qualquer coisa feita por garimpeiro. Mutum não tem uma igreja feita por garimpeiro, Mutum não tem nada. Mesmo na época não tinha bar grande de nome, não tinha nada. Porque não adiantava o cara fazer nada bom. Bom pra quê? Porque, quando acabava aqui, eles iam pra acolá. E também todo dia matavam gente. Não tinha um santo dia pra não amanhecer um morto. Eu tinha meu comércio. Uma vez, o cara chegou lá, assim por volta de umas sete horas da noite, pediu uma cerveja. Tinha dois quilos de ouro com ele. Bebeu aquela cerveja, pegou um carro e foi. Chegou lá na beirado rio, em Palmeiral, parou e matou o cara, sem nem pra quê. E isso foi muito, não foi só esse não, muitos e muitos. Porque sabia que, com dinheiro,o advogado tirava. E ficou por isso. Mesmo assim, eu nunca abandonei o comércio, até hoje mexo com comércio.