Encontro Anual Mesa Brasil

No início dos anos 90, se constatou que a fome era muito grave no Brasil. Tínhamos o Betinho voltando do exílio lançando uma campanha sobre isso e o Brasil inteiro respondendo. Nós, no Sesc São Paulo, respondemos na mesma hora fazendo algumas ações, como vigília musical, se apresentando no Sesc Interlagos, recolhendo alimentos. Mas eu, na época, pensei: "Isso vai resolver pontualmente uma situação, a gente precisa criar algum mecanismo que tenha uma certa permanência, que ganhe uma força maior!" Então descobri que em várias partes do mundo, em especial nos Estados Unidos, havia uma rede de instituições chamado Food Bank, Banco de Alimentos. E descobri, também, que eles têm uma reunião anual. Decidi ver essa reunião lá nos Estados Unidos, em Atlanta. Acompanhei uma das entidades, chamada City Harvest, nas ações, recolhendo alimentos e juntando e distribuindo nas entidades. Trouxe isso tudo para pensar no Brasil alguma coisa que tivesse esse tipo de solução, banco de alimentos: nasce o Mesa São Paulo, o princípio do Mesa Brasil.

Outras informações