Home / Explore / Artigos

O Papel do Design da Informação na Curadoria digital do Museu da Pessoa

Arquivos, bibliotecas e museus deixaram de ser apenas ambientes físicos para adotar uma conformação híbrida. O Museu da Pessoa possui característica própria, dado seu design estrutural colaborativo bottom up. O objetivo geral deste artigo é estudar as transformações de design no portal do Museu da Pessoa a partir de sua criação em 1991. O objetivo especifico é entender como tais transformações se inserem no paradigma pós-custodial ou paradigma de acesso e o papel do design nesta dinâmica dialógica. A metodologia utilizada é bibliográfica exploratória e descritiva e o trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer novas formatações para a curadoria digital em instituições museológicas no âmbito da Ciência da Informação, bem como possíveis modelos para a preservação e interação com o patrimônio memorial da humanidade.

Baixe o pdf da publicação completa AQUI.