Home / Explore / Artigos

Stories about stories: life story collecting as commemoration and social activism

A história oral é um tipo de flexibilidade que possibilita conectar o privado com o público. É uma janela que possibilita que o mundo vislumbre um lampejo da experiência pessoal e valores de pessoas comuns. As representações de si e do passado que integram as histórias de vida podem ser usadas como ferramentas por pesquisadores e ativistas para causas maiores que criam significados na cultura e na sociedade. Esta dissertação lida com duas diferentes maneiras de coleta de histórias de vida que servem a dois objetivos diferentes.

Māra na Letônia criou uma “história-mestra” que preenche e comemora as “lacunas-silenciadas” na história letã, deixadas pelos cinquenta anos sob o domínio soviético; Karen no Brasil criou uma “história-mestra” que trabalha para mudanças sociais que abarcam a diversidade do Brasil e do mundo. Através da análise das próprias vidas de Māra e Karen e dos produtos que criaram, esse estudo examina a “história-mestra” que cada uma criou a partir das muitas histórias contadas a elas, diante do contexto histórico e político da Letônia e do Brasil.

Leia o artigo na íntegra aqui.