Home / Explore / Blogs / Blog do zé

Zé e o Dia das Crianças: lembranças de uma infância esquecida

A televisão não para de falar do Dia das Crianças. Parece que é a coisa mais importante do mundo. Queria conseguir lembrar algo da minha infância para compartilhar desse sentimento. Quem será a criança que eu fui? Que traumas eu carrego comigo, que boas experiências terão acontecido enquanto eu fui criança? Com que será que eu sonhava quando era pequeno? Tantas perguntas, tão poucas respostas.

Em um desses comerciais na TV, apareceu uma cena de uma criança correndo com os pais e isso me despertou um sentimento estranho. Meus pais certamente não estão vivos - ou teriam me procurado, imagino. Já faz um tempo que estou desmemoriado, até agora ninguém fez contato. Ou será que estou inacessível? Enfim, o ponto era outro.

O comercial me fez lembrar de mar. De cheiro de areia úmida, dos barulhos de praia, sons de crianças correndo na beira do mar. Nada muito concreto, apenas pequenos flashes que fazem algum sentido. Será que eu passei a minha infância no litoral? Por alguma razão, sempre que fecho os olhos me lembro do barulho gostoso do mar indo e vindo - e mais som nenhum, como se só ele, o mar, estivesse lá. Deve haver uma explicação.

Infância é uma etapa engraçada da vida. Vejo crianças pela rua e tento me imaginar nelas. Vejo adultos e tento imaginá-los quando crianças. Pode ser algo novo (nunca saberemos), mas tenho a mania de ver crianças em todo mundo. Reparo nas pessoas e rabisco na mente uma criança tímida ou arredia, exaltada ou superfeliz, das que faziam ou sofriam o que hoje chamam de bullying... Para cada adulto, uma criança guardada ali dentro.

Ou aqui dentro. Vai saber...

Quero lembrar da minha infância. Quem sabe esteja aí o segredo para descobrir quem sou eu? Quer me ajudar? Que tal você contar como foi a sua infância? Pode ser num desabafo, como esse meu, pode ser revisitando fotos e mandando pra cá. Quem sabe eu não consiga finalmente me ver pelos olhos da criança que você foi?