Home / Explore / Notícias

Semana Nacional de Museus, em maio

De 13 a 19 de maio, o Museu da Pessoa participa da 17ª Semana Nacional de Museus, a temporada cultural coordenada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para marcar as comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

Os objetivos principais da iniciativa são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, contribuir para o incremento do público visitante, além de estimular o fortalecimento da relação dos museus com a sociedade.

Ao todo estão previstos 3.222 eventos; a programação completa está aqui. O Museu da Pessoa será responsável pela articulação de quatro encontros focados na apresentação e análise de técnicas e protocolos de preservação de fitas magnéticas, para utilização em acervos profissionais e domésticos.

Simultaneamente à Semana Nacional de Museus, será realizada a #Museum Week 2019, ação na qual museus e instituições culturais de todo o mundo, entre eles o Museu da Pessoa, têm a oportunidade de divulgar bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um tema diferente por dia, através das redes sociais. A ação visa ampliar a comunicação entre as instituições e o público, como também promover a construção de novos relacionamentos.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um novo tema para a celebração do Dia Internacional dos Museus –que, por sua vez, é o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Em 2019, a ênfase do evento será “Causa das Mulheres na Cultura (ontem, hoje, amanhã)”, com a hashtag #WomenInCulture. A cada dia da semana será trabalhado um tema específico. Os museus participantes, o Museu da Pessoa incluso, devem preparar um conteúdo especial para a sua comunicação digital utilizando as hashtags propostas, que serão usadas mundialmente.

Mais informações:

Facebook: Museum Week Official