Home / Explore / Notícias

Uma luta pelos direitos humanos

Ivonete da Silva Souza nasceu em Açailândia (MA), filhos de pais cearenses de ascendência indígena. “Meu avô era puro indígena, a minha avó, não. Ela é cearense pura, mas meu avô era indígena mesmo, casado com uma branca. Teve que sair do convívio social dos indígenas.”

Já adulta, descobriu o gosto pela leitura. “Quando eu comecei a estudar minha oitava série, comecei a ler livro de literatura. Comecei a ter o gosto pela leitura, então eu lia muito, muito, muito livro. Eu engolia, comia livro de literatura. Eu gostava muito disso, de explicar, de ir na frente falar, de explicar as matérias, de conversar com os professores, depois que eu fui entendendo mais das coisas.

Foi a partir daí que eu comecei a colocar na minha cabeça que eu tinha que fazer uma faculdade. Então eu não parei de estudar. Na época eu queria Assistente Social, só que não tinha, então eu fiz Filosofia, passei e estudei Filosofia. Depois eu fiz Psicologia, Meio Ambiente, pós- graduação Ambiental.”

Veja aqui a história completa.